segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Gentilezas de uma estátua

Um jovem andava pela bela praça da Vila dos Morangos, estava com pressa, a chuva estava a dar prenúncios através do anuviamento do céu. O rapaz, aparentemente um pouco tolo, sempre observava uma velha estátua situada ao centro da praça, dessa vez, apesar dos contratempos, não foi diferente. No pedestal da estátua havia escritos que denotavam a bravura de um homem, um homem ousado, que logo acima aparecia montado em um cavalo e apontando sua espada ao alto. Bem, o jovem não sabia quem fora aquele homem - talvez pela sua suposta estupidez, ou pelo encanto que sustentava pelo homem heroico - nunca teve interesse em ler o que no plinto estava. De fato, o destemido homem e seu cavalo eram hipnotizantes.

A magia transparecia através dos olhos do rapaz. Ele olhava a figura épica com uma atenção singular, contemplava todos os detalhes daquela estátua - desde os cascos do cavalo até a ponta da espada. Era difícil supor o que aquele parvo jovem imaginava. Seus olhos, antes atordoados e seguindo inquietos pelo caminho ventoso e nublado, estavam lá enfeitiçados, enamorados por aquele grandioso monumento. Suas pernas, que antes buscavam tirá-lo rapidamente daquela praça, agora estavam imóveis e pareciam admirar a estátua com a mesma atenção dos olhos. O jovem estava lá, boquiaberto, a olhar com a mais profunda adoração aquele senhor homérico que destacava o monumento.

Ainda estupefato, o rapaz olhou aquela brilhantíssima espada - quantas lutas ela fora capaz de vencer? - e seus olhos reluziam ainda mais embasbacados... Por um momento o jovem interrompeu sua profunda veneração: percebeu que as nuvens se omitiram e anilaram o céu novamente. Olhou para os lados com um certo ar de constrangimento, esboçou um leve sorriso e um pouco melancólico seguiu seu caminho, dessa vez ainda mais apressado.

Sem tardança, o rapaz deixou a praça. A estátua, ilustre, permanecia no centro do local. E as dúvidas jogadas ao ar: quais mistérios ostentavam aquele senhor e seu cavalo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário